quinta-feira, 9 de abril de 2009

Memorial de Leitura

"Conforme postula Paulo freire, o aluno necessita ser preparado para tornar-se o sujeiro do ato de ler. Para tanto, é preciso que ele se torne apto a apreender a significação profunda dos textos com que se defronta, capacitando-se a reconstruí-los e a reinventá-los."
Ingedore G. Villaça Koch
Há um velho ditado que diz: "a educação vem de berço". Acredito que a leitura também, pois um grande leitor se faz logo nos primeiros anos de vida. Um livro deve ser visto como algo indispensável na vida de uma criança. Comigo não foi diferente, aprendi a conviver com eles desde muito pequena. Apesar dos meus pais terem frequentado pouco a escola, eles sempre nos ensinaram a amar os livros e as letras, pois queriam que tivéssemos melhor sorte que eles.
Sou a terceira filha dos meus pais, por isso aprendi muito com as minhas irmãs mais velhas, e das muitas coisas que aprendi, a leitura foi a melhor e mais importante. Elas liam muito e traziam livros infantis da biblioteca do colégio onde estudavam para eu ler.
No início da 5ª série, comecei a ler livros de aventuras, li vários da coleção "Vaga-lume".Quando comecei a ficar mocinha, meus interesses mudaram e com eles o tipo de leitura também, foi a época dos livros infanto-juvenis (com temas mais românticos) e a partir daí só me interessava por romances; alguns de literatura estrangeira, chamados por algumas de minhas professoras de português de literatura descartável, mas hoje considero que foram importantes para o desenvolvimento do meu hábito de leitura.
No ensino médio me apaixonei por Machado de Assis, paixão que persiste até hoje. Li muitos livros dele. Na mesma época, li muitos autores do Romantismo, como José de Alencar, Bernardo Guimarães, entre outros.
Houve também a época em que me interessei pelos livros de Paulo Coelho como "Brida" e "O Alquimista", hoje não faço mais este tipo de leitura.
Ultimamente tenho lido de tudo, principalmente livros da minha área, mas nunca dispenso um bom romance.
Nessa minha caminhada literária, decobri também Luís Fernando Verissimo e Jô Soares que são simplesmente maravilhosos!
Hoje, o grande desafio que o professor de Português enfrenta, em um mundo tão globalizado como o nosso, onde os jovens encontram vários interesses além dos livros, é fazer com que seus alunos leiam. Essa tarefa é difícil e só será realizada se ele conseguir seduzir e contagiar o aluno com sua própria experiência como leitor.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabénss Izete Pelo seu Trabalho! Concordo com você Izete Jô Soares é bem interressante...Mas prefiro Paulo Coelho com seu grande acervo no qual destaco ''O Alquimista'' como em minha opinião sendo um dos melhores! Mas em fim Izete seu trabalho nesse blog está sendo muito bem feito...
    Desejo sucesso para você em sua caminhada.










    Nome:Thaian ALmeida de Matos
    (Aluno de Izete... Nas disciplinas de Português e Literatura)

    ResponderExcluir