quinta-feira, 9 de abril de 2009

Memorial Profissional

Meu nome é Izete Esteves Vieira, nasci em um povoado chamado Taquaral, localizado no município de Itinga, Minas Gerais. Quando completei três anos de idade meus pais resolveram que seria melhor nos mudarmos para a cidade de Araçuaí, pois as minhas irmãs mais velhas já estavam com idade para estudar a 5ª série e no povoado havia apenas uma escola primária.
Meu pai foi um homem muito simples, mas imbuído de setimentos muito nobres, trazia dentro de si um enorme desejo de nos ver formadas e conquistando o nosso espaço na sociedade. Ele e minha mãe não mediram esforços para a realização desse sonho, que também nos contagiou, pois em minha casa, os estudos sempre vieram em primeiro lugar.
Estudei na Escola Estadual Leopoldo Pereira, na Escola Estadual Dom José de Haas e o ensino médio na Escola Municipal Luciana Teixeira. Sempre fui uma aluna muito esforçada, pois sabia que se quisesse realizar o meu sonho de fazer uma faculdade, deveria estudar bastante.
No de 1989 terminei o ensino médio e fui trabalhar como professora na zona rural, foi o meu primeiro contato com a sala de aula. Gostei muito da experiência e resolvi que faria faculdade na área de educação.
Por influência das minhas irmãs mais velhas, sempre gostei muito de ler e escrever, por isso decidi fazer Letras. Em 1992, passei no vestibular e comecei o curso de Letras na FENORD de Teófilo Otoni. Foi a melhor experiência de já vivi: a cidade, a faculdade, o curso e os amigos que fiz, tudo isso sempre fará parte de minhas lembranças mais agradáveis.
Quando terminei o curso, em 1996, voltei para a minha cidade e comecei a trabalhar como professora contratada. Passei por várias escolas, e em 2001, fiz o meu primeiro concurso público, passei e fui trabalhar no povoado onde nasci. Foi uma experiência gratificante para mim, pois fui professora dos filhos dos meus primos que ainda moram lá.
Em 2005, fiz o segundo concurso público e finalmente tornei-me professora efetiva no 2º cargo, trabalhando na Escola Estadual Dom José de Haas, onde estou até hoje.
Por razões pessoais, exonerei o meu primeiro cargo e hoje leciono apenas em uma escola estadual.
A minha trajetória profissional não termina por aqui, pois tenho a sensação de estar sempre começando . Tenho muitas coisas a realizar e muitos projetos para pôr em prática; por isso acredito que o Gestar II não é só uma grande oportunidade que estamos tendo de estudar, aprofundar os nossos conhecimentos, nos prepararmos para fazer de nossa sala de aula um grande laboratório de ensino da língua portuguesa, mas também de realizar sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário