domingo, 5 de julho de 2009

III OFICINA DO GESTAR II - 27/06/09

No dia 27 de junho, iniciei a terceira oficina do Gestar II no município de Berilo com uma reflexão sobre uma mensagem intitulada "A lição das moscas". Refletimos sobre a importância de mudarmos de atitudes e de ideias sempre que necessário, pois a resistência às mudanças pode atrapalhar o nosso desempenho profissional.
Logo depois, retomamos as unidades estudadas com uma boa discussão sobre gêneros textuais e sua função sociocomunicativa. Percebi que os professores possuem um bom nível de conhecimento e muita disposição para estudar e aplicar as atividades em sala de aula.
Na terceira parte da oficina, o relato de experiências, houve muita discussão e todos se mostraram muito entusiasmados com as atividades aplicadas em suas salas. Durante os relatos, percebi que havia uma necessidade em afirmar os pontos positivos, portanto pedi que ficassem atentos e relatassem também as dificuldades para que juntos possamos encontrar saídas.
Após um breve intervalo, retornamos com uma proposta de atividade. Em grupos, os professores elaboraram atividades de leitura, interpretação e produção de textos, visando a análise, caracterização e classificação de gêneros textuais.
As atividades foram muito boas, fiz apenas pequenas interferências que não diminuiram em nada o valor das mesmas.
Para finalizar, fizemos uma avaliação do encontro a qual foi positiva na opinião de todos.
Encerramos a oficina com uma última reflexão sobre a mensagem "As boas sementes". Marquei as próximas atividades a serem estudadas e o nosso próximo encontro.
A cada oficina, sinto-me mais motivada e feliz por estar participando de um projeto tão importante, cujos objetivos são nobres e grandiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário