quarta-feira, 30 de setembro de 2009

RELATÓRIO TP5 - BERILO - 26/08/09


No dia 26 de agosto, foram realizadas as oficinas 07 e 08 da TP4, no município de Berilo-MG. Começamos a oficina com uma reflexão sobre letramento, alfabetização e escolaridade. Ainda havia algumas dúvidas sobre o assunto, mas a discussão foi rica e proveitosa, não havendo mais dificuldades para diferenciá-los.
Na segunda parte da oficina, discutimos um pouco mais sobre letramento através de um slide com um texto da Professora Magda Soares: “Poesia e Letramento”.
No relato de experiências, discutimos sobre a produção de textos em nossas salas de aula e das dificuldades que encontramos para ensinar a escrita aos nossos alunos, uma vez que eles leem pouco e somente o fazem na escola. Falamos também da necessidade de a leitura se tornar uma prática em todos os conteúdos e não ser exclusividade das aulas de Língua Portuguesa, pois só assim poderemos vencer os obstáculos e fazer dos nossos alunos leitores eficientes e capazes de resolver todos os problemas que lhes forem propostos.A reflexão sobre a importância da leitura foi profunda e ocupou grande parte da oficina. Foram dadas muitas sugestões de atividades de leitura.
Na quarta parte da oficina, aprofundamos no estudo da TP com um slide sobre o “Ensino da Escrita”. O estudo foi proveitoso, pois ao estudar a teoria, surgiram atividades de produção de textos e de práticas de correção de textos em sala de aula.
Em seguida, a turma foi dividida em grupos para a atividade prática. A socialização foi muito boa, todos os grupos realizaram com louvor as tarefas.
Na avaliação, ficou claro que todos gostaram da oficina e foram unânimes em afirmar que só a reflexão e o estudo nos ajudarão a encontrar soluções para os nossos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário